Conheça o canal da nossa Agência de Viagens

Nós aqui no blog falamos muito sobre aviação, hospedagens, turismo de forma geral, e usamos alguns termos técnicos. Um dos termos que já apareceu em alguns dos nossos posts é o “overbooking”, é hoje vamos falar um pouquinho melhor sobre ele.

O que é overbooking:

Muitas pessoas podem não saber, mas o overbooking não é um termo exclusivo da aviação. Ele pode ocorrer também em hoteis, shows, eventos, entre outros. Mas o que é afinal o overbooking? Overbooking é uma expressão em inglês, usada para dizer que uma empresa realizou uma sobrevenda. Ou seja vendeu mais do que consegue atender.

Mas isso pode?

A resposta é sim! As empresas fazem essa sobrevenda prevendo um número x de não comparecimento. E sim elas podem retirar pessoas dos voos, shows, eventos e etc. Pois isso normalmente está previsto nos termos e condições no momento em que você realiza a compra. Por isso a importância de ler com atenção antes de fechar sua compra.

Direitos dos passageiros pela ANAC:

Quando falamos de overbooking aéreo vale lembrar que o passageiro tem direitos assegurados pela ANAC, na resolução nº400. Quando um voo se encontra em overbooking a empresa aérea deve solicitar por passageiros voluntários a se retirarem do voo, dando em troca benefícios para eles. Esses benefícios podem ser milhas, diárias em hotel e etc. Caso a empresa não ofereça nada, solicite pois está previsto em lei que o passageiro que perde seu voo por culpa da companhia aérea possui direitos como, comunicação, alimentação, hotel. Para entender melhor essas regras leia: Seu voo atrasou ou foi cancelado? O que você tem direito?

Caso não haja passageiros voluntários a companhia aérea escolhe passageiros para saírem involuntariamente. O que é chamado de preterição involuntária. Nesse caso o passageiro terá direito a outro voo de mesmo trecho e recompensa em DES (Direito Especial de Saque), sobre o qual podemos falar mais profundamente em outro post.

E ai, você já sabia o que é overbooking e tudo que envolve? Conta aqui nos comentários pra gente! Espero que o post sobre o que é overbooking tenha sido útil para vocês, até semana que vem!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: