Conheça o canal da nossa Agência de Viagens

No dia 24/02/22 o mundo acordou com a notícia dos ataques da Rússia a Ucrânia. Um cenário triste que creio que todos gostariam que não estivesse acontecendo. Os problemas entre Rússia e Ucrânia vem acontecendo desde 2014, quando a Rússia invadiu a Ucrânia e anexou a si a Crimeia. Posteriormente foi realizado o “tratado de Minsk” um acordo de paz, porém mesmo com o tratado as tensões continuaram. Em novembro de 2021 soldados russos começaram a se posicionar nas fronteiras, o que intensificou as tensões em janeiro deste ano. Mas como a guerra entre Rússia e a Ucrânia pode afetar o turismo?

Com certeza no momento toda a região do leste europeu não é convidativa, tendo em vista a proximidade com a área dos acontecimentos. Mas além disso no momento de imediato o grande impacto é econômico. Lembrando que a Rússia é a maior exportadora de gás natural e petróleo, principalmente para Europa, o que já gerou uma crise energética. Somente durante as tensões, antes mesmo de acontecer os ataques, a Europa já enfrentava problemas com a crise energética.

Sendo assim o turismo incialmente tende a ser afetado na Europa como decorrência da crise existente. Além de provavelmente não gerar desejo nos viajantes de outros continentes mediante a situação de conflitos atuais, o que leva a uma queda significante na movimentação econômica gerada pelo turismo no continente Europeu.

Porém no momento não existem recomendações oficiais para que as pessoas evitem a Europa como destino turístico, apenas o espaço aéreo Ucraniano está oficialmente fechado. Essa é apenas uma análise de como a guerra entre Rússia e a Ucrânia podem vir a afetar o turismo. Espero que esse post tenha sido útil, deixem suas opiniões aqui nos comentários, até o próximo!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: