Algumas vezes eu já ouvi: Janice como você consegue ganhando tão pouco?

E eu quase sempre respondi: Nem eu sei…
E realmente eu não sabia, ou melhor eu nunca tinha parado e pensado sobre isso, para agir mais conscientemente nesse quesito. Ah sim, nem sempre essa pergunta foi relacionada a viagem, mas também, como que eu comprava uma maquiagem mais cara que o normal como por exemplo, algumas coisas da chanel, ou algum produto da Kérastase para o cabelo, dentre outras coisas do tipo. Eu sempre pensei: Mas gente, eu compro tão pouco, ou eu viajo tão pouco, por que me perguntam isso? Um belo dia minha irmã disse que era por causa dos valores em questão. Logo pensei: Faz sentido, como eu faço isso?

A partir desse dia comecei a agir com consciência, pensando em todos os passos que eu tomava antes de realizar uma viagem. Mas principalmente em como eu economizava o meu dinheiro para gastar naquilo que era do meu interesse. Vocês podem pensar que é muito fácil, que é só olhar quanto custa e ir guardando até ter o valor que precisa e a base é essa mesmo. Porém eu descobri que eu só conseguia isso quando aquelas coisas se tornavam um objetivo pra mim.

Primeira dica:

Então a primeira dica é nunca gaste mais do que você ganha.  Caso você esteja na situação onde gasta mais do que ganha, aconselho que primeiro adeque seus gastos ao seu orçamento mensal, para depois seguir as dicas e conseguir economizar para as suas viagens ou para qualquer outro objetivo que tenha.

Segunda dica:

Coloque aquilo que quer como uma meta, um objetivo a ser realizado e com um prazo para ser realizado. Pense na importância que aquilo vai ter pra você, mesmo que seja uma base da chanel que você mesmo poderia olhar e falar: nossa que futilidade. Mas pense você vai usar a base e ninguém que olhar vai saber quanto custou e de onde é,mas ainda assim você quer. O que eu quero dizer com esse exemplo? É que os seus objetivos tem que satisfazer a você e apenas a você.  Sendo assim, se isso vai ser importante para você é o suficiente para aquele valor ser gasto. Feita essa analogia, é assim que eu faço com as viagens e com qualquer outra coisa que exija um valor maior de dinheiro, eu as transformo em objetivos.

Terceira dica:

A terceira dica nada mais é do que, estude o valor que precisa para realizar seu objetivo (a viagem nesse caso), o valor por completo, contando com, transporte, alimentação, locomoção (já no seu destino), estadia, compras, passeios, dentre outros gastos que possam existir. E então veja para qual mês seria essa viajem e quanto tempo você teria para economizar esse valor. E também se é possível para o prazo ou não. Até porque não existem milagres, não é mesmo?

Quarta dica:

Tenha uma lista de gastos, seja organizado e tenha muita disciplina. Isso é o ponto crucial para conseguir realizar viagens ou qualquer objetivo ganhando pouco dinheiro, sem criar dividas. Sem disciplina e constância no que nos propomos a fazer dificilmente conseguirá e sem organização não terá por onde começar. Por essa razão a lista, a organização e a disciplina são a dica de ouro.

Exemplos:

Então partiremos para os exemplos, considerando que você não esteja gastando mais do que ganha, caso esteja aplique as dicas abaixo para adequar seus gastos ao seu orçamento. Digamos que você ganha mil reais, e que sua viajem vai custar 1.000,00 reais, e está prevista para dali a 10 meses. Primeira coisa, pegue um papel e anote todos os seus gastos fixos, e seus valores.

Lista 1:

Ex.: Luz: 150,00

Água:70,00

Gás:70,00

Telefone, tv e internet: 200,00

Celular: 60,00

Alimentação: 300,00

Diversão: 150,00

Seu gasto total: R$1000,00

Então perceba que nesse exemplo você consome todo o seu dinheiro do mês. Mas o que fazer para diminuir seus gastos? Primeiro passo: Quais os gastos podem ser reduzidos imediatamente ou cortados?

Na minha visão celular, televisão, telefone e internet são gastos que podem ser reduzidos de imediato. Basta você entrar em contato com a operadora e buscar por planos mais baratos, sempre existe algum que vai custar um valor bem menor, as vezes um plano controle bem básico para o seu celular, um plano de tv com menos canais ou até mesmo não ter mais a tv a cabo, hoje em dia é possível assistir quase tudo pela internet. E o mais difícil, reduza seu consumo de água, luz e gás. As contas de água e luz o valor virá mais baixo, mas o gás se for bujão não tem o que fazer, ele vai custar o mesmo valor, porém ele pode durar mais dias. Digamos que você aplique isso e sua lista fique dessa maneira:

Lista 2:

-Luz: 100,00

-Água: 60.00

-Gás: 70,00

-Telefone, tv, internet: 150,00

-Celular: 40,00

-Alimentação: 300,00

-Diversão:150,00

Seu gasto total: R$870,00

Vemos que existe uma sobra agora de 130 reais. Digamos que você levou 2 mês para chegar nessa organização, então sobraram 8 mês para você conseguir o dinheiro para seu objetivo. No final desses 8 meses você terá economizado mil e quarenta reais. Em alguns casos vai ser um pouco mais fácil em outros um pouco mais difícil e demorado para conseguir uma sobra mensal, mas não é impossível e se aquilo que você quer realizar seja a viagem ou qualquer outra coisa for um objetivo claro para você, você vai achar meios de conseguir fazer seu dinheiro ser o suficiente. As vezes esse objetivo vai precisar ser adiado para um prazo maior, mas ele é possível.

Espero ter ajudado!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: