Vassouras é uma das cidades do Vale do Café no interior do Rio de Janeiro.  Conhecida como “Cidade dos Barões”, Vassouras tem seu nome associado a uma espécie de planta que foi abundante na região conhecido como “tupeiçaba” ou “guaxima”, popularmente chamado de vassourinha.



A primeira questão quando pensamos em conhecer uma nova cidade é em saber como fazemos para chegar e quanto custa.  Vocês sabem que aqui no blog democratizamos o acesso para todos os bolsos, portanto é muito comum nos ver explicando como baratear coisas em viagens. Principalmente traslados!

Na semana passada ensinamos como chegar em Vassouras, então vamos pular essa parte e ir direto ao assunto.

Tempo sugerido:  Bate e volta ou um final de semana.
O que levar na bolsa/mala:   Roupas confortáveis.

Por ser uma cidade universitária é moderninha e muitos comércios aceitam cartões de crédito ou débito.  Podem ficar tranquilos em relação a isso, viu.

 Praça Barão de Campo Belo

Essa praça é, sem sombras de dúvidas, o cartão postal mais famoso da cidade.  É um excelente lugar para fazer piquenique, inclusive.   E logo mais a cima do chafariz tem uma igrejinha muito charmosa, seu nome é Matriz da Nossa Senhora da Conceição.

Museu Casa da Hera

Meu lugar favorito e gratuito.  Esse museu remete a uma grande família de nobres da época!  Eufrásia Teixeira Leite, uma mulher além do seu tempo, viveu ali com a família até a perda destes.   Se vocês forem visitar (o que vale MUITO a pena) tentem fazer a visita guiada.

Além de conhecer a casa e parte da história da cidade, o visitante pode caminhar pelos jardins.  Reza a lenda que quem atravessar o bambuzal terá sorte no amor!  Eu que não sou boba, passei pelo túnel do amor umas três vezes para garantir. kkkkk

Fazendas históricas

Esse passeio não tive a oportunidade de fazer, porque fiquei apenas um dia.  Caso optem por passar um final de semana completo, seria interessante passar pela experiência.  Aqui tem algumas das fazendas da região.

E aí viajantes? Quem já esteve e onde indicam a gente ir?

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *