Hoje vamos falar do Mirante da Cascatinha, que fica localizado dentro da Floresta da Tijuca. Para quem não sabe a Floresta da Tijuca é um dos 4 setores em que se divide o Parque Nacional da Tijuca, e fica no Alto da Boa Vista.



Acesso:

O Mirante da Cascatinha tem seu acesso através duas trilhas diferentes, vou falar da trilha que fizemos. Logo após passar pelo portão de principal e caminhar cerca de 5 minutos já irá ver uma placa escrito: Trilha dos estudantes. Nessa trilha você verá que existem diversas sinalizações, entre elas está a seta indicando o mirante. A trilha até o mirante através dessa entrada possui 755M. E é consideravelmente fácil, alguns trechos são bastante estreitos o que torna um pouco complicada. Porém não é difícil, só demanda atenção, e digo isso sendo uma pessoa que tem certa dificuldade e realizar trilhas.

A sinalização é bem presente no decorrer da trilha, não tanto quanto a sinalização existente para que sobe pela outra trilha, mas não tem erro, a trilha é uma só até chegar ao mirante. Levamos cerca de 25 minutos para chegar lá, considerando que fiz o Christopher e a Débora fazerem uma parada no meio para tomar água. Mas para pessoas como mais agilidade acredito que dê para concluir em 15 minutos.

O mirante:

O mirante possui uma estrutura de madeira super charmosa e que fica muito bonita nas fotos. Nele você tem vista para a Cascatinha Taunay, que inspirou uma das obras mais famosas de Nicolas Antonie Taunay. O que é uma historia bastante interessante. Além da cascatinha Tauny, é possível observar o Morro do Conde e o Pico da Tijuca.

Fazendo uma comparação como a vista do Pico da Tijuca, eu diria que a vista do mirante é bem mais recompensadora. Sendo assim, com toda certeza vale muito a pena realizar essa trilha e desfrutar do mirante. Vale lembra que fomos em um sábado e mesmo sendo um dia de bastante movimento, tinham poucas pessoas por lá. Havia apenas um casal, e um grupo de 3 amigos que chegaram no mesmo momento que nós pela outra trilha.

No próximo post vamos falar de como realizamos a descida.  E dois locais, que essa escolha nos levou a conhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *