Como monetizar seu blog ou site: Adsense

Esse ano, demos início a uma série de post’s sobre como tornar seu site rentável. Já falamos sobre Booking e Hotmart. Hoje iremos falar um pouco sobre o Adsense, que talvez seja a ferramenta de monetização mais conhecida que existe.



Adsense é um programa de monetização da google, que nada mais é que um serviço de publicidade. Ou seja, ao vincular seu site ao adsense alguns anúncios serão selecionados para aparecer em várias áreas do site. Esses anúncios de maneira geral irão estar relacionados com o conteúdo que você produz, e geram renda através do numero de visualizações e cliques.

O que fazer para ter uma conta vinculada ao adsense?

Sendo bastante sincera até hoje eu não sei. Sei que finalmente, após 3 anos de site conseguimos! Não modificamos nada para que nessa tentativa o Ataides Por Aí fosse aceito no adsense, única mudança dessa vez para as outras, é que nesse ano de 2019 o site cresce bastante, já no mês de Abril tendo ultrapassado o número de visualizações geradas durante todo o período de 2018. Consequentemente gerou também maior engajamento, o que acredito que tenha colaborado para que hoje tenhamos anúncios no site.

Como funciona:

O sistema de utilização é bem simples e intuitivo, não existe mistério algum. Facilmente se consegue gerar um bloco de anúncios e formatar, após isso é só copiar o código gerado e colar na área do site que o adsense indica.

Os cliques rendem muito  mais que as visualizações, o que é justo, já que se a pessoa clicar teoricamente seria pelo anúncio ter despertado interesse sobre ela. As visualizações rendem bem menos, acredito que vi o primeiro rendimento com visualização a partir das 300 views, ainda assim compensa ter os anúncios no site. Essa diferença de rendimento pode ser observada nos prints abaixo.

Espero que o post tenha sido útil. Caso seu site ou blog ainda não tenha sido aceito no adsense, não desista.  Certifique-se que não está indo contra as diretrizes deles e tente gerar um engajamento maior no site. Talvez funcione!

Deixe uma resposta