Hoje vou falar sobre a maneira que nosso blog evoluiu organicamente. Como conquistamos visualizações de maneira espontânea, e tivemos um crescimento de mais ou menos 285%, comparando todo o período do ano passado (2018), até o momento de criação dessa postagem ( 02/11/2019). E vamos contar como conquistar tráfego orgânico para seu site.

A muitos anos que escrevo blogs, de diferentes assuntos, porém era só por escrever, não existia um real compromisso com esses blogs. Teve blogs que eu postava três, quatro vezes no ano e outro que eu postava três, quatro posts no dia.Tudo isso durou até 2016 quando criei o ATAIDESPORAI.COM.BR junto da Débora. Onde decidimos organizar as postagens e criar um conteúdo mais específico, ou seja, entramos em um nicho. Em 2016 nosso blog ainda tinha seu domínio gratuito (ataidesporai.wordpress.com) e em  um ano postando quase que sem falhas uma vez por semana, conquistamos cerca de 500 views. E achamos muito legal, legal ao ponto de resolvermos em janeiro de 2017 contratar um serviço de domínio e hospedagem para o nosso blog.

2018: 3.560 views 2019: 10.176 views
2018: 3.560 views 2019: 10.176 views

O que fizemos para aumentar as views:

Passo 1:

A partir do momento em que contratamos um domínio e hospedagem, também trabalhamos melhor o visual do site. Apesar de mantermos a mesma logo até hoje, escolhemos temas melhores. Mais limpos visualmente, com mais destaque para as imagens também. Esse foi com certeza o primeiro passo para aumentar o número de visitas ao nosso blog. O ser humano em sua grande maioria é visual, então se ele entra no seu site e encontra um conteúdo bom, porém com um fundo inteiro cheio de detalhes e coisas que atrapalham a leitura, ele vai fechar seu site e ir para o próximo. Assim como se ele entra e encontra um visual limpo e que facilita a leitura, muito provavelmente ele vai permanecer no seu site, e abrir outros posts para ler.

Home do blog
Passo 2:

Outra coisa que fizemos foi definir um dia e horário para a postagem do conteúdo (hoje é toda quarta as 10hrs). Fica muito mais fácil dessa maneira uma pessoa que começa a acompanhar seu blog saber quando voltar e encontrar algo novo. E também faz bastante diferença para quem começa a seguir seu blog.

Passo 3:

A terceira coisa que implementamos foi a colocação de fotos no decorrer do post. Pois sabemos que hoje blogs não são tão bem acessados quanto já foram a anos atrás. As pessoas procuram cada vez mais por imagens e vídeos principalmente, porque a maioria não prioriza a leitura como fonte de entretenimento ou informação. Todos queremos algo prático, que a gente só de o play e vá ouvindo enquanto faz outras coisas. Não implementamos quase nenhum vídeo ao nosso blog, no entanto começamos a trabalhar mais com fotos e imagens no decorrer do post. Para tornar visualmente mais atrativo.


Passo 4:

E a quarta coisa não é sempre que fazemos, mas é sim uma das que trazem maior resultado. Escolher títulos que te deixem na primeira o segunda página de pesquisa do google. Quanto mais fácil seu post aparecer numa pesquisa, tem mais chances de gerar um tráfego orgânico para seu site. Isso pode ser facilmente observado pelos nossos posts mais acessados em todo período de blog.

Post na primeira colocação de pesquisa do blog.
Posts com maior número de visualizações do blog.

Passo 5:

Quinta coisa que fizemos para atrair mais visualizações, foi começar a trabalhar o SEO. Aqui nos usamos o plugin Yoast SEO, porém existem outros. Isso ajuda bastante a encaixar seu post num ideal para a leitura.

Importância de ter um nicho:

Possuir um assunto principal no seu site, e criar conteúdo majoritariamente sobre esse assunto tem um impacto muito importante. Pois as pessoas que irão chegar no seu site/blog serão pessoas interessadas no tipo de assunto com o qual você trabalha, por tanto, as chances dela sair de um post direto para outro é muito grande. Existe uma probabilidade maior de fazer a mesma pessoa ler vários posts do seu site, se eles forem de um nicho que a interessa. Por isso é legal ter um assunto principal no seu blog/site.

Ter um tráfego orgânico no seu site e que seja constante não é fácil nesse mundo de blogs que trabalha apenas com a escrita. Ou seja, sem vídeos para compor o conteúdo. Ainda assim não é algo impossível de se conquistar.

Espero que as dicas colocadas aqui sejam úteis. Começamos a fazer a maioria dessas coisas antes de conseguirmos monetizar nosso blog, fazíamos por pura diversão mesmo. Assim como continua sendo. O blog ainda é para passar informação e experiências para que lê. Porém o crescimento foi realmente muito significativo. Por essa razão desenvolvi esse post, com algumas dicas para quem quer começar já conquistando um número bacana de visualizações. Esse número é bastante pessoal para cada um, mas eu sempre considerei que mil visualizações mensais para um conteúdo que é inteiro de leitura é um numero bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: