3 lugares em Paraty que ainda quero conhecer

Como muitos leitores já devem saber Paraty é a cidade que mais amei ter conhecido até hoje. Amei tanto que é o único lugar que tenho vontade de morar sem ser a cidade do Rio de Janeiro onde no caso eu já moro. Já fui pra lá duas vezes, uma vez por 3 dias, e na outra por 5 e mesmo assim ainda tem lugares que não conheci, e ainda quero conhecer.

Quando posto fotos de lá e falo que é meu paraíso é porque de fato me parece um paraíso. Um lugar cheio de paisagens extraordinárias e uma vibe incrível! Então hoje vou falar do top 3 lugares que ainda quero conhecer nessa cidade maravilhosa.



1º Lugar: Praia do Sono

A praia do sono com um 1km de extensão a praia conta com infraestrutura de camping, além da possibilidade de alugar chalés. A praia do sono fica na mesma estrada que vai para trindade, e é necessário passar pelo condomínio laranjeiras para chegar lá. Existem duas alternativas, trilha ou van + barco. E no caso eu não posso afirmar como é pois nunca estive lá, mas esse é o lugar que mais tenho vontade de conhecer em Paraty.

2º lugar: Saco de Mamanguá

Já posso começar dizendo que é o único fiorde tropical no mundo. E o que caracteriza um fiorde? Um fiorde é uma grande entrada de mar  em meio a altas montanhas rochosas. E esse tipo de configuração espacial se é que podemos chamar assim, é encontrada normalmente em países como Noruega, Finlândia, sul do Chile entre outros paises frios. Pois os fiordes tiveram sua origem a partir da movimentação de glaciares (geleiras) em direção ao mar. E por essa razão existe controvérsias sobre o Saco de Mamanguá ser ou não um fiorde, já que para a formação de um friode o lugar precisa ser ou ter sido suficientemente frio para abrigar glaciares que por sua ver se movimentariam e formariam essa paisagem geográfica. E então poderia ser uma ria em vez de um fiorde, com tudo toda via, o Saco de Mamanguá ainda é classificado como tal, e é de uma beleza estonteante. Para chegar lá é possível através de trilha que me parecer ser bem difícil pelas minhas pesquisas, e de barco, a partir do cais de Paraty.

3º lugar: Morro do Forte

Morro do Forte de Paraty, bem no centro da cidade, é o lugar com certeza mais fácil de conhecer dessa lista. Seu acesso é através de uma trilha na Rua Orlando Carpinelli no Bairro Pontal. Eu pretendia ter conhecido esse local na segunda vez que fui para Paraty, mas infelizmente choveu muito no dia que íamos, por isso desistimos de fazer a trilha de baixo de tanta chuva. Esse é um dos sete fortes de Paraty. É um lugar de muita história e que merece ser conhecido, além de possuir uma bela vista para o mar!

 

Minha lista de lugares para conhecer em Paraty ainda possui vários outros pontos incríveis, mas fica para um próximo post.

Deixe uma resposta